Ouça a Top Club HITS - Ao Vivo

terça-feira, 29 de julho de 2014

César Menotti & Fabiano falam sobre novo CD


César Menotti & Fabiano receberam a impressa nesta terça-feira, 29 de julho, para apresentar seu novo trabalho, o disco duplo Memórias dos Anos 80 e 90, que acaba de chegar às lojas.

Trata-se de um projeto saudosista, mais uma realização pessoal dos sertanejos, que comercial. O álbum traz a regravação de clássicos das décadas de 1980 e 1990, que os irmãos cresceram ouvindo na cidade de Ponte Nova, Minas Gerais, onde eles foram criados, e trazem mesmo as raízes deles.

No repertório, clásscios de Chitãozinho & Xororó, Mato Grosso & Matias, Felipe & Falcão, Chico Rey & Paraná, Sérgio Reis e muitos outros. Mas a escolha dos nomes para fazer a releitura foi muito além de coisa de fã pelo artista. “Claro que são artistas que influenciaram nossa formação musical, sem dúvida”, disse Fabiano. “Mas essas músicas foram escolhidas a dedo e só entraram no repertório aquelas que realmente são do nosso gosto musical e possuem um significado para nós”, completou César Menotti.

De acordo com os cantores, o projeto visa atingir todos os públicos, não só quem acompanhou esse movimento desde o início, mas também jovens que começaram a se interessar pela vertente através do sertanejo universitário. “A ideia de idealizamos esse disco é levar ao pessoal que já curtiu essas músicas no passado, voltar a curtir, e o pessoal que está conhecendo o sertanejo agora, começar a entender essa história recente nesse resgate que fizémos dessas duas décadas”, afirmou César Menotti.

A compilação tem esse mote tão saudosista que Memórias dos Anos 80 e 90 vem ainda em uma versão em vinil. Inicialmente foram colocados à venda apenas 400 cópias, mas a dupla já notou que a tiragem não suprirá a necessidade dos amantes do sertanejo de raíz e, claro, dos fãs da dupla. “Já estamos dobrando esse número no mercado”, disse César Menotti, explicando ainda o que os motivou a disponibilizar o disco neste formato. “A intenção inicial era presentear algumas pessoas queridas e também para quem gosta mesmo do material”, explicou. “O vinil é muito poético, mas não é prático, resolvemos lançá-los pela poesia que ele representa. Uma pessoa que ganha um vinil jamais esquecerá”, completou.

A ideia inicial dos irmãos era gravar um DVD, mas a correria da estrada não permitiu. “O tempo acaba apertado, então o CD demorou para sair do papel. Aos poucos fomos pensando no repertório e começos a gravá-lo na ponte aérea Belo Horizonte, São Paulo e Londrina, entre um show e outro arrumávamos um tempinho e entrávamos em estúdio para gravar”, contaram. A ideia do registro audiovisual, porém não foi descartada, apenas adiada, o que deve acontecer em 2015.

Para este ano ainda há palnos de gravar um álbum de inéditas, porém nada concretizado ainda. Além disso, a dupla pretende incorporar músicas do atual lançamento na turnê que segue Brasil afora.

Outro projeto dos sertanejos é usar um dos clássicos presentes no disco como música de trabalho. “Apesar de não ser a nossa intenção inicial porque este é um álbum paralelo, nós estávamos conversando isso agora mesmo com nossos divulgadores e queremos sim trabalhar alguma música deste disco nas rádios e, se isso realmente acontecer será mais pra frente, mas existe a possibilidade e é uma ideia que pode rolar em breve”, revelaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário